Yoga não é ginástica

O Yoga, com certeza, não é uma espécie de ginástica. É um sistema concebido para desenvolver a consciência do homem em todos os seus níveis.

1) Nível físico, ou corporal;

2) Nível instintivo, vital, energético;

3) Nível emocional;

4) Nível mental subconsciente: chitta;

5) Nível mental cotidiano: manas, ahamkára;

6) Nível mental superior intuitivo/discriminativo: buddhi;

7) Nível espiritual: átman.

Neste poste, falaremos do primeiro nível: O corpo físico alimenta-se de matéria orgânica, a alma alimenta-se de energia sutil modelada sob a forma de emoções, sentimentos e pensamentos, e o espírito alimenta-se da presença divina vivenciada no único lugar onde isso é possível: nele mesmo.

Yoga interage diretamente com a melhora do autocontrole, onde você aprende a lidar com as atribulações e estresses que tendem surgir no seu cotidiano.

A prática de Yoga atua também como um alívio do estresse causado pelas atribulações diárias, agindo como um calmante natural, auxiliando também nos problemas de insônia e como pessoas que não tem as horas de sono adequada, tendem a ganhar mais peso em comparação a pessoas que tem uma noite de sono tranquila.

A prática de Yoga age também no controle dos  níveis de colesterol,  também contribui para a melhora de problemas respiratórios e no condicionamento cardiovascular. Além disso, promove o fortalecimento e a tonificação do tecido muscular, melhora o equilíbrio corporal e a flexibilidade como um todo. Corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. O Yoga alia benefícios físicos e qualidade de vida por meio de exercícios anti estresse que refletem o bom funcionamento de todo o organismo.

Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição. Os benefícios do Yoga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem. O Yoga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia.

Para quem sofre com problemas de ansiedade, insônia e depressão, o Yoga pode servir como calmante. Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O Yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna.

Eu costumo dizer que gosto quando um aluno chega na primeira aula e diz que tem insônia ou dificuldades para dormir, porque sei que naquele dia ele dormirá bem.

Então vamos praticar! Yoga não tem limitação de idade ou de peso. Yoga é para todo mundo! Yoga é para qualquer um!

Deixe um comentário